Nada a ver com cotidiano nem trabalho nenhum:
a Julia tava falando que em 1500 a área onde a gente morava nem aparecia no mapa, só porque ficava do outro lado do rio (isso pq a gente tá MUITO central, dá pra ir andando tranquilamente até o Big Ben, é uma caminhadinha de meia hora ou 40 minutos mas dá trank). Era do lado, mas como era do outro lado do rio, era outra cidade. Mas na verdade parece que foi aqui que os romanos fundaram Londres – London Bridge é a ponte mais antiga de Londres (não essa ponte especificamente, mas a ponte nesse lugar, porque na verdade ela ja foi reconstruida alguma vezes). Eu gosto dessas paradas históricas... é legal morar na Europa, porque a história documentada vai até bem mais longe do que a nossa, e isso é valorizado.
Mas enfim. Essa história da cidade do outro lado do rio me fez lembrar que em Basel, na Suiça, rola uma rivalidade entre Gross Basel e Klein Basel (Baselzão e Baselzinho). Gross Basel é a área mais rica da cidade, fica de um lado do rio Reno, que era a Basel "original", pelo que eu entendi. Klein Basel é a basel "tosca", que fica do outro lado do rio. Só que Basel é bem pequena (acho que é a terceira maior cidade da Suiça, ou seja, tão pequenininha e fofinha e tchutchutchu pros nossos padrões).
Mas então. Mesmo depois que rolou uma ponte ligando os dois lados do rio, e mesmo depois de ser considerado uma cidade só, ainda rolava uma estátua na ponte, do lado de Gross Basel, apontado pra Klein Basel, fazendo uma mega careta. Sim. Tinha uma estátua fazendo careta na ponte da cidade. Dizendo "blebleblé" pra Basel Tosca.
Isso ficou por lá alguns séculos, e agora a estátua tá na prefeitura da cidade (em Gross Basel, claro).
Fiquei feliz de ter lembrado disso... Meu tempo em Basel foi bem, bem, bem foda. E morar na Europa é muito legal.
Fim do interlúdio histórico. Volto agora pro meu trabalho normal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ai, caí aqui por coincidência total (estava googlando sobre Basel) e adorei o jeito como escreve, prende a gente (e não tem aqueles erros medonhos e falta de cuidados de blogs em geral). Resolvi deixar um comentário sobre Basel, na qual também vivi e adoooorei. A cidade é maravilhosa, um sonho. Morei na "Gross" mas fiz várias incursões na "Klein", claro (as duas são indissociáveis). A diferença que notei foi a seguinte: a grande é a Basel certinha, mais chique e cara e portanto mais suíça. A pequena é a Basel dos imigrantes (principalmente turcos), dos melhores bares e restaurantes informais e do balacobaco da cidade (é onde as "casas de conveniência” ficam, com muitas meninas estrangeiras (do Leste Europeu, África e América Latina... e brasileiras – é, isso mesmo). Enfim, a cidade é linda e segura e o Rio Reno é um charme à parte. Que saudade maravilhosa!! Obrigada por me lembrar dessa memória tão boa. Bjs!! Bianca
ler todo o blog, muito bom
Postar um comentário