segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Chinatown

Ontem eu saí de casa depois de escrever aquele post e fui no metrô pensando nas pequenas coisas idiotas que me fazem me sentir parte integrante da cidade. Isso vai ser um outro post, com calma, um dia. Mas uma das coisas que eu fui pensando é como ia ser legal quando eu começasse a encontrar pessoas conhecidas de Londres por acaso na rua, que nem no Rio às vezes acontece. Londres é enorme, né? E eu conheço beeeem menos gente aqui. Será que um dia rola?
Enfim. Tava saindo da Jubilee em Green Park quando ouço alguém chamar meu nome. Olho pro lado vindo pela direção oposta estava a Ellen, uma taiwanesa gente boa da minha sala. Eu fiquei tão feliz! Ela tava de bobeira, então acabou vindo comigo encontrar a CJ e a gente foi ver Wall-E (não deu tempo da exposição do sueco, mas po! Finalmente vi Wall-E! Eeeeeê!!).
Foi muito maneiro encontrar alguém por acaso no metrô. Fiquei feliz o resto do dia.

Depois do filme, resolvemos ir jantar, e aproveitamos que o cinema era do lado de Chinatown, e que tínhamos uma local conosco, então fomos jantar lá. A Ellen levou a gente num restaurante taiwanês que abriu por lá, o primeiro especializado em comida taiwanesa no Reino Unido, e ela nunca tinha ido mas tinha ouvido falar que era bom. Foi maneiro, ela ia perguntando direções em mandarim pras pessoas na rua, pediu tudo pra gente (melhor dumpling que eu comi na vida, e tipo um omelete de ostra bonzão também), o restaurante era todo bonitinho, comemos muito e deu menos de 10 libras por pessoa, eu amo Chinatown. A garçonete, como sempre que eu vou a Chinatown, super grosseira.

A Ellen pediu desculpas pela falta de educação da garçonete, e explicou pra gente que em Chinatown os restaurantes todos pertencem a gansteres da máfia chinesa!! Ela disse que nenhum estudante chinês consegue emprego lá, que eles sempre colocam pessoas protegidas ou da família, e por isso que todo mundo é mal-educado: eles têm proteção da máfia. Caraca!!! A máfia chinesa é mesmo dona de Chinatown!!! Eu achava que isso era uma lenda urbana inventada por ingleses xenofóbicos ou que assistem muito filme do Tarantino!!!
Claro que eu já tinha notado que os garçons são sempre mal-educados, mas eu achava que era uma coisa cultural, que o conceito de "o cliente tem sempre razão" era uma coisa ocidental. A Ellen garantiu que não: em Taiwan o cliente também tem sempre razão, e na China, onde o pessoal é mesmo mais tosco, nas grandes cidades o serviço também é bom. E que nunca é tão ruim quanto nesses restaurantes de Chinatown.
A CJ achava que eram mal-educados porque ela é americana e todo mundo odeia os americanos hahahaha.

Enfim. Depois fomos tomar milkshake numa diner tipo americana retrô que tem no Soho, a CJ nunca tinha ido e se amarrou. Passamos também por um tipo boteco italiano que tem lá, e só tinham homens lindos dentro, então fomos embora da porta pra evitar frustração desnecessária.

Enfim. Já que faei de Chinatown, vai um videozinho do Hot Club of Cowtown, que vai tocar em Londres na quinta, num show onde provavelmente vou acabar indo sozinha. Ah, mas o Bernardo vem aí, por duas semanas só vou a show acompanhada!! Eba eba eba!

Nenhum comentário: