quarta-feira, 3 de setembro de 2008

God Save the Queen

Na crônica da Time Out dessa semana tem o seguinte trecho:

Londoners have never, in the style of Parisians, turned on their aristocrats. There have been no guillotines in Mayfair. But then London's aristocrats have always been careful to make themselves amusing – a devastatingly clever trick in a country that places a sense of humour above almost all other attributes.

Achei bem sacado. Ele nem tá falando do núcleo da família real especificamente, e sim dos aristocratas em geral (já que o resto da crônica trata de uma exposição de fotos que tá tendo sobre o glamour dos "debutantes" aristocratas nos anos 50). Mas acho que esse texto se aplica muito à família real também. E explica essa obsessão com a realeza já que, além de senso de humor, esse país adora tradição.

Os ingleses adooooram a família real. Não no sentido antigo, daqueles cavaleiros e cavalheiros com adoração ao monarca, patriotismo, etc. Eles adoram fofoca sobre a família real (eles adoram fofoca sobre qualquer celebridade, mas a família real em especial ocupa um lugar todo especial nos corações de quem lê tablóides). Os punks adoravam falar mal da rainha. Hoje as pessoas adoram implicar com a esposa do Príncipe Charles. Todo mundo adora quando aquele filho ruivinho dele toma um porre e faz alguma merda pouco digna da família real, como passar a mão no peito de alguma prima de terceiro grau.

Mas a gente vê muita evidência que a maioria dos ingleses também adora a família real no sentido antigo. Adorar mesmo, sem ironia. Tem gente que compra memorabilia da família real. Naquele livro dos diários do Adrian Mole (acho que chama "diário secreto de um adolescente" – não é do hipocondríaco!! É um anterior e bem mais engraçado) ele descreve a grande comoção que foi o casamento do Charles com a Diana, todo mundo assistindo na tv e chorando. Dá pra ver que ficam comovidos com os principezinhos indo pra guerra do Iraque. Leva-se muito a sério a condecoração da rainha, quando alguém vira Sir. Os produtos que possuem selo de aprovação da rainha orgulhosamente apresentam esse selo na embalagem. A Harrod's, embora tenha sido vendida pra um árabe milionário, continua sendo ponto turístico e sendo super prestigiada porque é "o lugar onde a rainha faz compras". E, é claro, o rosto de HRH Queen Elizabeth aparece em todas as notas, todas as moedas, todos os selos.

A minha relação pessoal com a família real, embora limitada, é positiva. No geral eu ponho a realeza na minha categoria mental de "ah, esses ingleses e suas tradicões pitorescas!", junto com as histórias dos corvos da Torre de Londres, as casas de chá e outras coisas do tipo. Quando eu morei aqui quando tinha 6 anos, eu adorava ver os produtos com selo de aprovação da rainha ou da rainha-mãe ("Rainha-Mãe"! The Queen Mother! Adoro esse nome). O da rainha-mãe era bonito, tinha dois leões, um de cada lado do brasão. Mas eu gostava mesmo era do da rainha, mesmo, que tinha um leão e um unicórnio (o leão olhava pra você, e o unicórnio olhava pro brasão). Minha mãe às vezes comprava uma geléia que tinha os dois selos, que apareciam estampados na parte de trás do rótulo, e eu ficava comparando os dois enquanto tomava café da manhã, que nem jogo dos sete erros.

Eu passei a implicar um pouco com a rainha depois de grande, porque eu tenho pena do Príncipe Charles. Ele não tem mais o que fazer, tadinho, além de ficar a cada dia mais velho e orelhudo e meio ridículo. Ele tem os projetos de caridade dele, não sei o que do meio ambiente, mas pô, ele é o príncipe, o próximo na linha de sucessão do trono, o que ele vai fazer? Faculdade? Arrumar um emprego? Curso de cerâmica? Porra. Tadinho. Eu achava que ela devia abrir mão do trono, virar rainha-mãe e ele virar rei. Mas depois que eu vi aquele filme "rainha" (que é sensacional, por sinal), eu passei a gostar mais dela. Ela consertou carros na segunda guerra, isso é bem maneiro. E ela usa aqueles chapeuzinhos! Eu gosto quando eu vejo alguma velhinha inglesa na rua vestida tipo a rainha, toda combinandinho. Fuefo.
E é claro que uma das coisas que eu mais gosto da rainha hoje é ver ela envelhecendo nas moedas. É meio maldoso, hehehe, mas eu acho divertido eles irem atualizando as moedas e a gente ver o papo da rainha crescendo.

Enfim... Minha alma punk não passou muito da marca dos meus 16 anos (e mesmo antes nunca foi tão punk assim), então confesso que acho a coisa toda da família real bem fuefa.

Pra fechar, o perfil da rainha em duas moedas, 1987 e 2002.
Ah, esses ingleses e suas tradições pitorescas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! excelente cronica! haahahha
Cê tem que ter uma coluna num jornal! Sério mesmo... hahahahha
gosto muito do seu jeito de escrever!

eu tava na espanha na época do casamento do principe lá e rolava a mesma coisa: mil lojinhas vendendo memorabilia, todo dia na Tv passava no jornal uma retrospectiva da vida do principe que tava casando e no dia do casamento mesmo a cidade toda parou enquanto eles desfilavam pelas ruas. uma loucura...

Mas acho que na Inglaterra eles são mais fofos e definitavamente mais engraçados!

beijão!

Ti disse...

eii eu nem quero falar do blog naum... mas como eu näo tenho fotolog eu falo por aqui mesmo... foda a sua foto do blog, hein?!

Primeiro pq o reflexo no seu óculos tá muito maneiro...
Segundo pq você tá liiiiiiinnndaa na foto!!

Muito maneiro.

bjos.
Tô com saudade