quinta-feira, 17 de julho de 2008

a pior professora do mundo

Primeira cena de Kung Fu Panda. Me bate aquele ímpeto de compartilhar sabedoria. Eu falo pra sobrinha: "repara só, essa animação é 2D, porque o panda tá sonhando, mas você vai ver quando ele acordar que o resto do filme é 3D". Viro para a frente, com a sensação de dever comprido. A sobrinha pergunta: "Mas 3D não é aquele que a gente usa aqueles óculos?".
Eu dou uma hesitada.
"É, é também, mas é outro tipo de 3D. Eu te explico isso melhor quando acabar o filme."

Acaba o filme. Vamos a um café (ela não gosta de sorvete do MacDonald's, vê se pode). Eu pego um bloquinho e uma caneta. Desenho um quadrado, e começo a falar das dimensões de x e y, e como isso é 2d, e é achatado, porém se a gente desenha essas hastezinhas aqui e aqui e aqui e aqui, vira um cubo, assim, ó, o que dá uma ilusão de tridimensionalidade, porque é o outro eixo que... tá. Vamulá. As coisas no mundo existem no espaço, certo?

Sobrinha olha e pisca.

Eu aponto pro cardápio: "tá vendo a foto desse café? ela é impressa no papel. Ela é uma representação do café em duas dimensões. 2d. Entendeu? E o café que eu to segurando na vida real é 3d. Entendeu? Então. Agora esquece isso porque na animação é tipo isso mas é diferente, porque a projeção do filme da animação 3d também é 2d, na tela. Mas eu queria é que vc entendesse o conceito. Tá?"

Sobrinha olha pro desenho do cubo, olha pra mim, olha pro desenho do cubo de novo, suspira.

Eu pergunto se ela sabe como se faz um desenho animado. Ela é muito eloquente e ilustrativa, e pega duas folhas do bloquinho, desenha uma bola em cada uma, com uma pequena diferença de posição, e me explica, em outras palavras, todo a teoria da persistência retiniana. Eu dou um sorriso orgulhoso. Viu? Não vai ser difícil. Ela vai entender.
"Então. Na animação 2d, é isso mesmo, uma série de desenhos bidimensionais postos em sequência, desenhados frame a frame. Já na animação 3D, um objeto tridimensional é modelado e renderizado em um programa de computador, como se ele fosse tridimensional lá dentro, mas vc tem que imaginar que ele é porque na verdade na tela ele também é projetado em duas dimensões, claro... Porque tipo, naquele dos óculos, eles podem até fazer um desenho 2D virar um filme 3D com alguma ilusão de ótica que dá a sensação de volume, como se o filme na tela fosse um sólido, como se ele saltasse da tela, no espaço, por isso 3D, entendeu? Mas eu não to falando disso. No Kung Fu Panda, o panda foi modelado num programa de computador em 3D. Como no Nemo e no Monstros S.A."

"Como se desenha esse cubo?", interrompe a sobrinha.

Ok. Minha tentativa de explicar 2D e 3D foi a pior do mundo. Três vivas pra minha sobrinha que acompanhou o quanto pôde (e aprendeu a desenhar cubo direitinho). Aposto que vai ser a única criança de 7 anos da sala dela a desenhar cubos flutuantes.
Mas eu sou, mesmo, a pior professora do mundo...

Um comentário:

Fabi Madasi é: disse...

hahahaha! Que engraçado, outro dia eu tive exatamente a mesma conversa com a Julia, mas por causa de umas figurinhas do Ben 10 que ela cismava que eram 3D. E pode ter certeza que eu fui uma professora muuuuito pior que você, sem termos técnicos etc. Agora, se a Julia fosse da sala da sua sobrinha, ela já não seria a única criança de 7 anos a saber desenhar um cubo flutuante! :)