domingo, 20 de julho de 2008

trilha sonora

Uma vez eu vi uma palestra no animamundi sobre trilha sonora de animação, e aprendi que no cinema existem dois tipos de trilha sonora. Eu tinha esquecido o nome, mas tava há um tempão querendo lembrar, sem conseguir achar a resposta no Google, e perguntei pra minha amiga turca que estuda comigo em Londres e já estudou Film Theory nos Estados Unidos (tô com saudade dela, ela quase foi morar comigo, aliás). Ela não lembrava, mas uma semana depois me manda uma mensagem no facebook: "i was making eggs just now and it came to me! the answer to your question is diegetic and non diegetic sound. never would've thought someone would actually ask me this..."

Pois então. De vez em quando penso nisso por vários motivos (da última vez foi fazendo o design do miolo de um livro, não vem ao caso explicar, mas minha mãe entendeu). Seja como for, diegetic sound (seja lá como isso for em português) é o som que os personagens do filme estão ouvindo, como por exemplo, o barulho do trânsito ao fundo, uma música que toca no rádio do carro na cena, o som da banda que está tocando na festa onde eles estão, os diálogos, e por aí vai. Non-diegetic sound é o som que os personagens não ouvem, como a musica tensa na cena de suspense, a voz em off do narrador, etc.

Uma vez eu estava andando em Shoreditch com a Jul, perdida procurando Brick Lane (a gente se localiza um pouco melhor por lá agora), e era domingo, tudo estava fechado e deserto, um dia meio nublado, e a gente passava por umas ruas pequenas cercadas de casas de tijolinhos, e virando por uma rua, de repente tocava uma música vinda sabe-se lá de onde (suponho que viesse de alguma janela aberta de algum lugar). Eu nem lembro o que era, era uma musica meio antiguinha, acho que instrumental, mas era tão apropriado, sabe? O nosso figurino, o cenário, a trilha sonora, tudo encaixava. Eu estava num filme cult. Aquela musica vinda sabe-se lá de onde, poderia ter vindo da minha cabeça, poderia estar em off, poderia ser diegetic ou non-diegetic, mas eu estava em cinemascope, technicolor meio sépia, eu sentia a câmera mostrar o vazio daquela rua de longe enquanto a gente andava ajeitando os cachecóis, o close na gente, o fora de foco, eu virei a esquina e eu sabia que o filme continuava, eu vi o cara mais lindo do mundo na porta de um brechó e não tive coragem de falar com ele, e eu sabia que isso não tinha importância nenhuma na trama, era só construção de personagem, porque o filme era cult e cheio dessas coisas.

Ontem eu entrei no taxi de madrugada pra voltar pra casa. Dei um suspiro. O motorista ligou o rádio e começou "You had a bad day". E de repente foi a trilha sonora, mas de, tipo, uma comedinha romântica bem xinfrim, vinda na rebarba do sucesso do Diário de Bridget Jones. O taxi parou num sinal (ali naquele lugar em frente ao hospital onde eu nasci, onde tem sempre uns argentinos comendo fogo) e na esquina, no chão da calçada, tinha uma taça de vinho vazia. Estranho.

É. Estranho.

2 comentários:

Ti disse...

muito didático esse seu post... obrigado por me brindar com esse conhecimento sobre trilha sonora.

adorei.

falando em trilha sonora as vezes eu tenho uns momentos estranhos tb .. só que é assim: eu to na rua andando com meu mp3 e ai toca uma musica... e eu começo a pensar na vida... e me sentir bem... sabe aqueles instantes quando a vida faz sentido, e que vc por mais q vc esteja chateada ou cansada, dá uma sensação de felicidadezinha... pq vc entra meio que em harmonia com vc mesma?!...
bom, a questão é que eu já vivi isso várias vezes e ai se acontece algo que faz interromper a música ... eu paro de sentir essa harmonia e essa felicidadezinha... parece que esses momentos só existem com a trilha sonora correta... com diegetic sound essa “mágica” não acontece. Os non-diegetic sounds da vida são muito mais legais!!

Luisa disse...

Pois é, ipod shuffle e as minhas trilhas sonoras são todo um post à parte...

Na verdade, Ti, eu lembrei de vc escrevendo esse post, daquela história de arrumar a mala como se fosse um filme (lembra?). Pra mim total não deu certo. Não foi cinematográfico. Hoje eu acho que me faltou a trilha sonora correta.

(eu nunca sei se essas coisas devem ser respondidas aqui ou no seu blog! vou dar copy+paste nos dois)