quinta-feira, 12 de julho de 2007

Good day, sunshine

Hoje eu to de bem com a vida!

O curso de francês novo é muito legal, o pessoal é super gente boa, o professor é bom e engraçado e ensina bem e faz piadas boas e deixa a gente chamar ele de "tu" em vez de "vous", a gente foi a uma exposição num museu aqui que tinha vários desenhos animados legais, e eu depois tomei cerveja tendo conversar engraçadas em francês com o pessoal gente boa do curso e o sol voltou ao mundo hoje (PAROU DE CHOVER HOJE!!! UHU!!!), e eu encontrei o guarda-chuva que tinha perdido, e amanhã tem Tokyo Ska Paradise Orchestra e ainda tem torda de chocolate de aniversário na geladeira a vida é super legal.

Bom estar de bom humor e achando tudo ótimo, eu já estava com saudade dessa sensação hehehehe :D

Eu sempre penso em coisas legais pra escrever no blog quando eu estou longe do computador e quando eu chego em casa eu não lembro ou não tenho saco... Eu ia falar das punições de trânsito na Suiça (e do trânsito em geral) mas to sem saco. Eu ia falar alguma outra coisa legal mas não lembro.

Algumas coisas que eu aprendi no curso de francês até agora:
- quando a água do lago está entre 22 e 24 graus, aparecem na água as "puces de canard", que quer dizer "pulga de pato". Sim. Pulga de pato. E eu que estava empolgadona pra nadar no lago fiquei beeeem menos empolgada agora. Mesmo todo mundo dizendo que não tem problema nenhum se você tomar banho depois do lago (o que é, tipo, ÓBVIO), e que o máximo que pode acontecer é você ficar coçando de 3 a 6 dias. Mas po. Pulga de pato. Fala sério.
- os franceses (e suiços, e "francophones" em geral) não têm palavra pra "namorado". Quando você está num relacionamento com alguém e não é casado nem noivo, existem as possibilidades de dizer "petit ami" (amiguinho) quando você tem, tipo, 12 anos, ou de dizer "copain" (colega) quando você tem de 20 a 30 anos, ou de dizer "ami" (amigo) quando você tem de 30 a 40, ou de dizer "compagnon" (companheiro) quando você tem de mais de 40. E não tem como saber a diferença entre um colega e um "colega" (a não ser através das nossas piadas de wink-wink nudge-nudge ou de fazer aspas no ar, mas isso sou só eu e os venezuelanos que fazemos). Confuso.
- "Luxurieux" se usa para algo voltado aos prazeres carnais. "Luxuriant" se usa para uma vegetação exuberante. "Luxueux" se usa para algo que tem muito luxo. E isso tudo porque alguém disse que o James Bond ficava sempre em quartos de hotéis "luxuriants", o que não deixa de ser verdade.
- O subjuntivo no francês é totalmente subjetivo e não existem regras claras pra quando usar mas existem muitas sutilezas que não vêm ao caso aqui.
- perto de Gruyères existe um lago artificial, quer dizer, eles fizeram uma barragem no rio pra formar o lago em um vale. Para isso, tiveram que inundar um vilarejo, que hoje está em ruinas no fundo do lago (e quem faz mergulho pode ir lá olhar, deve ser legal). E quando o nível da água está baixo dá pra ver o topo do castelo no meio do lago. Eu quero ir ver!

Como eu disse, o curso é legal e eu to me amarrando. Pena que só dura 3 semanas e já está acabando a primeira...

Pra terminar, e comemorar que os dias de frio do verão parecem estar acabando (é, tava fazendo 9, 10 graus e tal – verão de merda), vou botar uma foto que o Léo me mandou no meu aniversário e que me deixou feliz.

8 comentários:

seedkeeper disse...

Eu sempre me revoltei de como ingles nao tem verbo pra "namorar" e frances nao tem termo pra "namorado", putas linguas incompletas do caralho.

Mas as outras coisas eu nao sabia, moh legal, especialmente sobre o James Bond, e pegar pulga de pato eh altamente desnecessario pra vida.

Lembra de carregar um bloquinho de notas (um Moleskine se vc quiser ser chique), aih vc anota as ideias.. claro q vc continua sem saco de digitar e desenvolve-las, mas pelo menos elas vao pra algum lugar.

e eh isso aih, uhu!

Anônimo disse...

Olá Luisa,

Eu só quero dizer que sua foto está adicionada "Vou ou não vou" e as pessoas já estan votando para você. Aqui está o link do seu perfil onde pode votar por você mesmo e pedir por teus amigos por votar em você:

http://vou-naovou.corank.com/tech/story/luisa-Acapulco

Vou ou não vou este é o site onde os membros do Orkut votam entre eles :-)

Obrigado.

Léo Mahfuz disse...

Tinha duas fotos lá em casa e acabei escolhendo essa do frio, mesmo. Próximo 10 de julho eu mando a outra...

Beijo,
Léo

Luisa disse...

Olha como a vida é!
Chego em casa num lindo dia de sol e vou ver os comentários no meu blog, e alguém não-identificado me botou pra uma votação há um mês atrás num site aleatório onde, aparentemente, 12 pessoas que eu não conheço e nunca ouvi falar me acham uma boa cantora (ou querem ir pra cama comigo, não entendi muito bem o princípio do site). Tá certo que uma delas é a Julia, mas tá valendo. O mundo é mesmo bizarro!

Pinguins de casaquinho e show do Tokyo Ska e amanhã comprinhas pra casa.

André Monnerat disse...

Que parada, hein, Luisa?
O Pinguim votou "não vou" pra você. Logo o Pinguim...!

Luisa disse...

uahuahuahauha
eu vi! hahahahaha ingrato maldito hahahahaha

Fabi Madasi é: disse...

Lu colaborando com a cultura inútil da galera! :)
E não mergulha no laguinho não, piolho de pato deve ser muito nojento! São visíveis?

beijos!

Luisa disse...

Eu não sei, Fabi, nunca vi, deve ser do tamanho de um piolho normal. Fiquei meio noiada com isso. Mas me disseram depois que tem praias onde eles não deixam os patos ficarem, pra não ter piolho, então e tranquilo... Mas amanhã começa a chover de novo, parece, então vou ter tempo pra decidir se quero ou não nadar no lago...